Nova arte para o Adrian Cortês

Hoje, 18 Electran, finalizei mais um trabalho para o meu amigo e cliente, Adrian Cortês, o maior sósia do Rei do Pop no RJ. A seguir você confere um pouco do processo criativo.


Por sugestão minha, o cartaz iniciado em 15 Electran, teve um toque diferente. Senti que precisávamos mudar algumas coisas na identidade desse material; desviar-nos um pouco do tema espacial adotado anteriormente. Assim, sugeri a ele um tema urbano. Claro que essa ideia não veio do nada — Eu queria algo inspirado na recriação de Smooth Criminal que seria usado na turnê This Is It.

Ele também parecia estar com vontade de fazer alguma mudança, logo, não precisei o convencer de que seria uma boa ideia a mudança. E começamos...

Peguei este quadro da encenação inicial de Smooth Criminal…

Como esse foi o melhor quadro que consegui e está cortando os prédios e luzes dos holofotes, pedi ao Gemini (IA do Google) para gerar uma nova imagem inspirada nessa, vertical, com céus estrelados. O resultado foi esse a seguir:

Atualizando o logotipo

No meio do caminho tive a ideia de fazer algo que remetesse ao jogo do MJ para SEGA Genesis, Michael Jackson's Moonwalker, mas ainda tivesse o toque original no logotipo original de Adrian Cortês.

Title Screen — Michael Jackson's Moonwalker (Mega Drive) — Audio - YouTube
Tela de título do videojogo Michael Jackson's Moonwalker para SEGA Genesis.

A estrutura do outdoor billboard foi modelada por mim no Blender em aproximadamente 1h30, considerando também o tempo de coleta de referências desse tipo de estrutura com a vetorização feita no Inkscape.

Captura de tela do projeto de vetorização de estrutura de billboard no Inkscape.

Captura de tela do projeto de estrutura de billboard no Blender.

O logotipo em si, que estampa o billboard, foi feito no GIMP 3, bem como todo o processo restante de criação do cartaz.

Na verdade, eu quis criar essa nova versão do logotipo também Inkscape, como eu normalmente faria, mas estava enfrentando um problema misterioso na renderização — Esse, sim, foi um tempo perdido!

Captura de tela do projeto de novo logotipo no Inkscape.
 
Apesar de parecer tudo normal até aqui — Eu não vou poder mostrar o bug que estava acontecendo porque o Inkscape atualizou, resolvendo meu problema, não guardei capturas ou mesmo a renderização falhada — o bug fazia com que misteriosamente a letra K se destacasse indo mais para a direita no resultado. 

Captura de tela do projeto de novo logotipo aplicado no GIMP.

Sim, essa arte está incompleta, mas talvez eu ainda a finalize, embora tenha sido sutilmente rejeitada a proposta.

Voltando ao clássico

Voltamos ao logo padrão com leves alterações na iluminação. Depois de algumas críticas sobre esse aspecto, trabalhando com a marca dele em projetos anteriores, pareço ter acertado. Aproveitei para anotar o que foi que deu certo para evitar isso daqui em diante.

Isso aconteceu porque não fui o responsável pela criação original dessa marca e também não sei a origem. Um dia qualquer, muitos meses atrás, apenas recebi dele uma imagem como esta, a seguir.


Passando sufoco para deixar apresentável, decidi retrabalhar essa marca, respeitando ao máximo o que me foi entregue. Então, fiz pesquisa de fonte, tamanhos, espaçamentos, etc. A única coisa que não acertei foi na degradê dourado — Até esse momento!

Mais uma vez entraram em cena Inkscape, para a vetorização; e GIMP, para finalização.

 


Voltando para o passado recente, onde eu estava finalizando o mais novo cartaz.


A ideia central era algo mais ou menos assim, como visto acima. Obviamente não podemos dizer que está finalizado. Está bom, mas também está "sem graça".

Agora... com você a versão finalizada.


Recados finais

Conte para mim tuas impressões na seção de comentários abaixo sobre o processo e o resultado dessa arte. 

Aproveite também para conferir outras publicações do blog. Se você gosta de cosplayers, este espaço é um prato cheio!

Muitíssimo obrigado por tua visita e, até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas